Como utilizar brindes corporativos para burlar a crise? Simples!
O diretor comercial do Grupo BB, Plinio Bevervanso, ampliou as estratégias do uso de brindes promocionais no combate a crise e trouxe uma nova abordagem recheada de conteúdos exclusivos para ajudar você e a sua empresa, vamos lá?
A lucratividade e o volume de vendas são os objetivos mais comuns entre as empresas perante a crise econômica. Com a economia instável, as corporações precisam reagir no mercado com ações promocionais para salvar o seu negócio e alavancar as suas vendas.
De acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento significativo de vendas durante a crise, principalmente entre os setores de saúde (111%), supermercados (80%), e beleza e perfumaria (83%) no primeiro bimestre de 2020, se comparado ao mesmo período em 2019.
Dessa maneira, os brindes promocionais podem ser uma estratégia atrativa para apostar em boas vendas e relacionamento com o público alvo.
Troca de descontos pela entrega de brindes
O brinde pode ser um aliado fundamental no plano estratégico da empresa frente a crise, seja para conquistar novos públicos, fazer uma ação social ou até divulgar a marca em feiras e eventos. Dessa maneira, quando substituímos descontos por brindes promocionais, estamos tornando os negócios mais atrativos.
De acordo com o diretor comercial, a substituição do desconto pelo brinde cria uma conexão íntegra com o consumidor. Sem falar que o valor do desconto dos produtos a venda, podem ser revertidos em brindes que serão úteis para a persona.
Digamos que um produto em uma casa de imóveis rústicos, por exemplo, custa R$ 200 reais, mas o cliente possui apenas 10% de desconto na compra (R$ 10). Esse valor pode ser convertido em forma de brindes promocionais e agregar muito valor a empresa.
Isso significa que ações do tipo, além de ser criativo, atraem os consumidores a consumir e construir um relacionamento prazeroso com o seu negócio.
Compre e ganhe
Ações como a troca de descontos por brindes são cases de sucesso, mas existem outras formas de driblar a crise com promoções de ‘compre e ganhe’, estratégia produtiva e tendência nas redes de supermercados.
O compre e ganhe é uma maneira de aumentar o volume das vendas, através dos brindes promocionais, estendendo o retorno do cliente até a próxima compra.
Para Plinio, quando vendemos um produto e associamos um brinde para satisfazer os anseios do publico alvo, as chances de as vendas aumentarem são grandes.
Isso porque os brindes ampliam a ação e potencializam o volume de vendas. Mas Bevervanso destaca que a escolha do brinde precisa estar dentro do orçamento, dependendo do porte da empresa e de quanto a organização pretende gastar.
Compras acima de “x”
Essa estratégia é a vilã de vendas no mercado promocional, mas traçar dados do perfil do cliente é essencial para ofertar esse tipo de ação. Sugerir essa proposta de compras acima de “x” para a persona pode fazer o faturamento dos negócios subir na medida em que o brinde complementa o produto.
Digamos que uma cafeteria vai oferecer uma certa quantidade de xícaras, como brinde promocional, para os clientes a partir de R$ 8. Sendo que cada xícara foi fabricada por R$ 4. Dessa maneira, essa ação pode ser eficaz e traz resultados positivos no combate a crise.
Dependendo do brinde que será ofertado, a ideia central desse tipo de ação é fazer com que as vendas fluam através de brindes que sejam associados intrinsicamente com o produto em oferta.
E quando oferecemos brindes especiais para produtos especiais, a chance das vendas turbinarem são altíssimas, mas frisando que a escolha certa do tipo de brinde que vai agregar valor a sua empresa e ser útil para o cliente são as grandes sacadas para firmar um relacionamento duradouro e aumentar exponencialmente o volume de vendas durante a crise.
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Gustavo Coutinho
Redator/Grupo BB