O Grupo BB promove, na manhã desta terça-feira (03), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (RMS), uma ação especial do Dia do Trabalhador. Evento conta com profissionais de saúde que aplicam aferição de pressão e glicemia, ginástica laboral e treinamentos sobre saúde mental no ambiente de trabalho com os operários.
Com tema “Pessoas”, o evento tem o objetivo de acolher os trabalhadores industriais e tornar o local de trabalho um espaço íntegro e prazeroso para desempenho das atividades profissionais.
Na ocasião, participam do evento o psicólogo organizacional Pablo Roberto, o professor de educação física Sérgio Araújo e o enfermeiro e mestre em politicas sociais Italuã Martins. Ação traz temáticas ligadas ao universo da saúde corporativa, bem como questões ergonômicas, bem-estar e boas práticas para prevenir acidentes de trabalho.
Prevenir doenças ocupacionais e zelar por um estilo de vida saudável é uma das características que todo trabalhador precisa possuir para ter êxito no mundo corporativo e desempenhar suas atividades de forma alegre e saudável. De acordo com o enfermeiro Italuã, as empresas precisam preservar a saúde das pessoas. “É importante que as organizações prestem serviços humanizados, pois sem a saúde, não é possível produzir e gerar lucro”, destaca.
Cada vez mais, as indústrias vêm se preocupando com o bem-estar das pessoas e isso abre espaço para a troca de ideias, tornando a relação de trabalho mais produtiva e funcional. Segundo o psicólogo Pablo Roberto, essas ações ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional do operário. “Tratar da saúde do trabalhador é um diferencial, pois cuidamos não só da empresa, mas das pessoas”, frisa.
Para o educador físico Sérgio, questões como saúde e segurança do trabalho e manuseio correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC) são essenciais para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Para o professor, palestras, treinamentos preventivos e debate com os trabalhadores são estratégias que dão certo e podem ajudar na satisfação e desempenho na produção industrial. “Intervenções são necessárias nas empresas para exercitar os operários e mostrar como a atividade física impacta nos bons hábitos corporativos”, explica.
“Nunca tinha passado
por essa experiência
no ambiente de trabalho”
A auxiliar de suporte e personalização da fábrica Diliana Germano, 32 anos, explica que nunca participou de um evento exclusivo como esse. Para ela, ações desse tipo ajudam os operários a detectar possíveis doenças através das aferições de pressão e glicemia, além de levantar o astral do trabalhador. “Acredito que sairei desse evento com novos hábitos de saúde”, finaliza.
Gustavo Coutinho
Analista de Conteúdo e Marketing